quarta-feira, 27 de outubro de 2010

triste

Ontem fui a um evento que procuro evitar a qualquer custo: enterro.

Sim. Coisa triste. Desta vez um pouco pior por ser o de um primo querido e novo, muito novo para nos deixar, se é que há idade certa para isso....me parece que não.

Lucas Mandelli era o primo mais novo dos três filhos dos meus tios Luizinho e Vera. Luizinho mesmo já havia nos deixado em 2007. Infelizmente. Ótima pessoa. Coração enorme!

Éramos em quatro, portanto. Zizo - um ano mais velho que eu -, eu, Luciana - 7 anos mais nova - e Lucas - 9 anos mais novo que eu. Apesar dessa diferença na idade, éramos como irmãos na infância e adolescência. Brincávamos e...nos queríamos bem.

Fomos crescendo e nos distanciando um pouco...Luciana foi morar na Bahia....Zizo casou-se e teve filhas...Lucas se tornou um adulto quieto...discreto..um homem de poucas palavras...nos víamos pouco, mas sabe aquela relação que é forte mesmo quando estamos longe? Pois é. Era assim.

Zizo sempre foi um irmão. Luciana uma conselheira. Lucas um mistério.

Neste final de semana houve esse acidente que o vitimou. E fomos lá. E tentamos nos consolar mutuamente...nós os sobreviventes dessa vida louca.

Lá estavam os parentes e amigos. Muitos amigos. Garotos e garotas que nunca vi na vida...e que faziam parte do dia-a-dia de Lucas.

Observei e tentei aprender algo sobre ele nesse momento. O quieto e misterioso Lucas se tornou um homem querido. Um bom amigo. Um carinhoso namorado.

Quando baixaram o caixão no túmulo, Zizo e Luciana se abraçaram. Olhei para os dois e, por um breve/longo momento, ali estavam eles com seus 13 e 5 anos. Lembrei de nós em tempos remotos. Lembrei que naquela época a morte não fazia parte de nossas vidas.

É muito difícil ter que crescer e lidar com isso tudo.

Ele era o mais novo.

Quem disse que as coisas têm que fazer sentido?

EU DISSE!

Deveriam.....

6 comentários:

  1. Realmente Mandelli tinha um certo ar de mistério, sério, mas infinitamente simpático,jamais me esquecerei da sua risada !!!! Onde quer que esteja meu amigo, esteja bem....

    ResponderExcluir
  2. Paula,

    Um grande beijão a você; sempre ao meu lado.
    Você, sua mãe, minha mãe, minha irmã e minhas meninas ( Re, Gio e Giu ) são as pessoas que me fortalecem, que me fazem ser este "casca dura" para enfrentar com serenidade as agruras desta vida.
    Nossa, agora que eu ví, to cercado de "meninas"!!!!

    Zizo

    ResponderExcluir
  3. Mayra! Obrigada, linda! // Zizo! te amo! simplesmente isso: te amooo!

    ResponderExcluir
  4. Eu soube... meses depois do ocorrido... tinhamos nos afastado e perdemos o contato.. trabalhavamos juntos... ha tempos procuro noticias do meu querido mandelli, noticias boas que transformasse a noticia que recebi em uma mentira... mas parece que não é neh... vou continuar procurando por ele, e acreditar que o lucas mandelli a quem voce se refere ter sofrido um acidente de carro fatal nao é meu amigo!!! meu querido, misterioso, lindo, fiel, divertido, com aquele vozerão de dar medo, aqueles cabelos grandes que foi obrigado a cortar... rs... nao... nao pode ser o meu mandelli....

    ResponderExcluir