quarta-feira, 14 de abril de 2010

vida sem carro


É..fazia tempo que eu não entrava aqui para escrever algo. A mais recente vez foi quando perdi meu carro na enchente e estava triste com o fato.

Por incrível que pareça esse fato mexeu com minha vida de uma maneira positiva. Tive que levantar a bunda do sofá para correr atrás de papelada do seguro...tive que aprender a me virar de ônibus e metrô para ir aos lugares que eu queria...tive que andar mais pela cidade e vi e descobri coisas que nunca teria visto/descoberto se estivesse dentro de um carro no trânsito de São Paulo.

Outras coisas interessantes também aconteceram. Passei a ir de transporte público para meus compromissos profissionais - cantar - e, ir toda arrumada, de vestidinho e maquiagem pelas ruas...ônibus e metrô, tem sido algo interessante. No começo me incomodavam os olhares, mas depois de um tempo, observando a variedade de tipos que há pela cidade, me senti uma a mais na multidão e isso me deu um alívio.

Passei a olhar para o ítem 'sapato' com mais cuidado. Nem todas minhas sandálias são confortáveis...em dias de chuva é mesmo necessário um sapato fechado...saltos plataforma não dão estabilidade para andar nas ruas de sampa...sandália rasteirinha é confortável, mas o pé fica sujo e as tirinhas aguentam poucas caminhadas...bem, isso deve parecer bobagem, mas a cada escorregão, tropeço...fui aprendendo a cuidar melhor dos meus pezinhos.

Eu costumava cantar e depois ficar no bar com os amigos, tomando umas e jogando conversa fora até altas! No dia seguinte estava acabada, e muitas vezes tinha trabalho também, o que me deixava com a consciência pesadíssima!!

Como o metrô das sextas acaba à meia noite e pouquinho, tenho, desde então, que acabar de trabalhar e sair correndo para casa. Tenho dormido mais cedo. Melhor. Trabalhado melhor no sábado. E não deixei de sair e curtir com os amigos, mas acabo fazendo isso em outros dias mais apropriados..e mais perto de casa. Para tudo dá-se um jeito!

Sabe? Descobri pequenos prazeres. Observar as pessoas...ouvir suas conversas (costumo colocar os fones de ouvido com música bem baixinha, e ouvir o que acontece em volta), olhar e imaginar estórias - de onde estão vindo...para onde vão..como foi o dia - perceber os diferentes tipos em diferentes horários e trajetos...

Já vi uns japonesinhos competindo para ver quem terminava primeiro um cubo mágico..rsrs..já vi um punk vomitando bem na minha frente..eca..já sentei ao lado de um homem que tirava caquinha de nariz e fazia bolinhas durante a viagem toda...eca 2 - a revanche!!! haha
Quanto ao seguro, eles pagaram sim, deu tudo certo. Peguei o dinheiro e comecei a ver uns carros. Mas pesei as coisas todas e acabei emprestando boa parte do dinheiro para um amigo que estava numa situação ruim.

É...acho que não é mesmo para eu ter um carro agora.
E sabe o que mais?

Tudo bem!

Um comentário:

  1. Depois que comecei a usar a bike tive essas mesmas descobertas. A Geografia de sampa muda quando estamos usando outro modal que nao seja o carro. A geografia muda e a perspectiva também. Parece que saimos da caixa. Pelo menos uma delas, pois aqui a gente ta sempre dentro de alguma coisa!

    ResponderExcluir